Engajamento de colaboradores e comunidade

Aeris Energy
Engajamento de colaboradores e comunidade
Inteligência Social

Alinhada ao seu comprometimento com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Aeris trabalha no desenvolvimento de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Desde que se instalou no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em 2010, a Aeris, indústria fabricante de pás eólicas, percebeu que a região do entorno, em especial os municípios de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, carecia de projetos e de iniciativas sociais com foco no desenvolvimento das comunidades. A partir dessa percepção, a empresa começou a estruturar projetos e ações que pudessem beneficiar essa população. Em 2019, os projetos e atendimentos sociais promovidos e apoiados pela Aeris beneficiaram 9.246 pessoas, de seis comunidades da região, num total de mais de 471 horas dedicadas ao trabalho voluntário. 

Coral Vozes Aeris

A Aeris entende que a atividade de Coral aproxima e facilita a convivência entre os funcionários através da linguagem universal da música, trazendo grandes benefícios para o desenvolvimento dos vários aspectos da musicalidade, sociabilidade, criatividade e também contribui para a saúde do indivíduo.

Desta forma, desde 2018 proporciona a seus colaboradores a oportunidade dessa vivência, na qual os colaboradores semanalmente se reúnem para os ensaios e se apresentam durante o ano nas comemorações internas da empresa, nas comunidades através dos projetos sociais e em cantatas externas.

Ventos Solidários

A Aeris acredita que é possível facilitar ao cidadão o acesso a direitos essenciais através de uma rede de solidariedade, unindo forças para a prestação de serviços gratuitos relevantes para a população. Desta forma, em 2019 a Aeris promoveu o 1º Ventos Solidários que refere-se a um mutirão de serviços essenciais, integrados e gratuitos nas áreas de saúde, lazer, educação e cidadania.

A ação integra o Programa de Voluntariado Corporativo da Aeris e reuniu voluntários da Aeris, fornecedores e parceiros do poder público. O evento ocorreu na Escola Municipal Luiz Rocha Mota, contou com o serviço de 59 colaboradores voluntários, 27 parceiros que atenderam 240 pessoas de três comunidades, somando 609 atendimentos.

Os atendimentos realizados foram:

• Verificação de Pressão; • Teste Glicêmico; • Oficina de Primeiros Socorros; • Atendimento Odontológico; • Orientação sobre Doenças Crônicas e Endemias; Vacinação; Aplicação de Ventosa e Orientação Postural; • Teste de Infecções Sexualmente Transmissíveis; Cálculo de IMC e Orientação Nutricional; • Maquete de Prevenção a Dengue; • Serviço de Apoio e Orientação Jurídica; Atendimento Cadastro Único; • Atendimento Cadastro SUS; • Orientação Profissional; • Oficina de Produção de Sabão; • Exposição de Maquete Interativa de Educação no Trânsito; • Corte de Cabelo e Manicure; Ginástica e Zumba; • Espaço Kids.

Ventos do Saber

A Aeris, através da Lei Rouanet, patrocinou em 2019 o Projeto Ventos do Saber que teve por objetivo a transformação de bibliotecas de escolas públicas em espaços de lazer e convivência, bem como a realização de atividades educativas-culturais com foco na leitura, desenvolvendo as capacidades cognitivas, criativas e de linguagens de crianças.

Desta forma, as escolas públicas municipais de ensino infantil e fundamental da zona rural de Caucaia Aba Tapeba (Indígena), Alice Moreira de Oliveira, Luiz Rocha Mota e Saul Gomes de Matos foram agraciadas com bibliotecas modelos, trazendo novas possibilidades de conhecimento, formação de leitores, transformação social e desenvolvimento local das comunidades contempladas pelo projeto.

MIAU

Através da Lei da Cultura a Aeris abraçou e patrocinou a Mostra Internacional de Audiovisual (MIAU), pois acredita na importância de contribuir para o desenvolvimento humano das crianças, gerando oportunidades de lazer e cultura, de forma a contribuir para a transformação social.

O MIAU teve por objetivo a difusão de conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças, explorando narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea.

O principal intuito foi a democratização do acesso ao audiovisual, levando conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema.

Força do Bem

O Força do Bem é um Programa de Voluntariado da Aeris na qual os valores de responsabilidade social e individual no ambiente de trabalho, reafirmam nosso compromisso ético, de relações duradouras e de confiança com a sociedade.

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de doação de sangue para o filho de um colaborador. Sensibilizados a esta causa, o Programa ganhou visibilidade através de campanhas de Doação de Sangue realizadas na Empresa e outras ações de cunho socioambiental, que também foram aderidas ao Programa que vem crescendo desde 2018. O programa é realizado a cada semestre, onde é alternado atendimento com as instituições Hemoce e Fujisan.

 

SER VOLUNTÁRIO É AJUDAR GRATUITAMENTE ALGUÉM SEM CUSTOS
PARA INVESTIR EM UM MUNDO MELHOR.