Cada Gota Conta! - 22 de Março: Dia Mundial da Água

Nosso maior bem, cada vez mais escasso.

 

Semiramis Tavares – Coordenadora de Meio Ambiente da Aeris Energy

 

Água, a base da vida. É com essa frase, que muitos diriam ser clichê, que tratamos a seriedade do assunto. Ter consciência da importância desse recurso natural vai além de um simples fechar de torneira. Alcança de forma a mudar nossa postura diante da necessidade perene na preservação do meio ambiente como um todo, entendendo que os impactos ambientais se interligam e precisam ser mitigados.

 

Nossa companhia está constantemente buscando formas de reduzir o uso dos recursos naturais, em especial, água e energia, promovendo diálogos abertos sobre o assunto, conscientizando e influenciando stakeholders, além dos investimentos para melhoria contínua dos nossos processos, controles e monitoramentos ambientais.

 

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

 

A importância da água para a nossa sobrevivência e a necessidade urgente de manter esse recurso disponível, originou o Dia Mundial da Água. A data, criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa à ampliação da discussão sobre esse tema.

 

Nesta semana, entramos em sintonia com a ONU que nos lembra pontos importantes que devem ser vividos no dia a dia de cada um de nós: “A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo”.

 

Que o Dia Mundial da Água não seja somente mais uma data no calendário ambiental e, sim, um momento de “virada de chave” no uso consciente dos recursos naturais, na redução de resíduos e de emissões atmosféricas, de busca incessante de um meio ambiente cada vez melhor para essa e as futuras gerações.