Aeris proporciona educação de jovens e adultos de comunidades no Pecém

Projetos na área de Inteligência Social, em parceria com o Sesi, têm duas novas turmas que totalizam 46 alunos entre colaboradores e moradores das comunidades do entorno da fábrica de pás para geração de energia eólica.

Quarenta e seis novos alunos estão tendo a oportunidade de se capacitar a partir deste mês de outubro e assim cursarem remotamente aulas para concluir o ensino fundamental (16) ou médio (30). O projeto da Escola Aeris é uma parceria entre a Aeris Energy e o Serviço Social da Indústria (Sesi). Desde 2017, mais de 200 colaboradores já tiveram oportunidade de concluir o ensino médio. 

As aulas estão sendo realizadas na modalidade on-line em 2020 para respeitar as regras de distanciamento social recomendadas em virtude da pandemia de covid-19. Os alunos têm acesso a conteúdos preparados para a formação de jovens e adultos como vídeo aulas gravadas e pelo grupo de Whatsapp, com o acompanhamento dos professores do SESI e o suporte da Aeris Energy.

A volta aos estudos pode trazer muitas mudanças para o colaborador individualmente e para outros moradores do entorno da fábrica. As aulas também estão beneficiando 36 alunos de quatro comunidades que ficam perto da empresa, localizada no Complexo Portuário do Pecém (São José, 22 alunos/ Primavera e Angico, com 6 alunos de cada e Cauípe, 2). 

A Escola Aeris é desenvolvida numa parceria com o Sesi para proporcionar acesso formal à Educação de Jovens e Adultos aos que não tiveram acesso às aulas na idade convencional. Em turmas anteriores, as aulas aconteciam dentro da empresa aos colaboradores no contraturno do horário de trabalho.

É gente que agora se vê fazendo novos planos. Prestes a receber o diploma de ensino médio, a operadora Karilene Kelly, de 34 anos, sonha com novos caminhos, como um curso técnico ou um curso de nível superior. Ela havia deixado a escola quando tinha 12 anos porque morava muito longe e precisava ajudar os avós trabalhando na agricultura. 

Mãe de duas crianças, retomou os estudos graças à possibilidade que teve na Aeris Energy. “Sou muito grata porque lá dentro mesmo da empresa eu estudava. Vi pessoas já com a idade avançada estudando. Ficamos muito felizes com essa oportunidade. Estou muito feliz de ter concluído o ensino médio. Hoje posso procurar um curso e fazer com a cabeça erguida porque tive essa oportunidade”, conta Kelly.

Os caminhos da educação também mudaram a trajetória de Antônio Oliveira Matos Júnior, que cursa gestão de produção em indústria depois de ter tido a oportunidade de concluir o ensino médio por meio da Escola Aeris. Aos 27 anos, ele foi promovido a líder há um ano e sete meses. Júnior trabalha na fábrica há mais de quatro anos, onde começou como auxiliar de produção. “Entrei só com o ensino fundamental e, graças à Escola Aeris, consegui terminar meu ensino médio. Isso me incentivou cada dia mais a procurar conhecimento e a estudar. Hoje estou fazendo faculdade”, conta com orgulho. 

Tags: